Artesanato - Revista TAP Portugal

Feira do Empreendedor - Sebrae (DF)

Filigrana entre os Top 100 de Artesanato

     É com respeito permanente a natureza, em todas as etapas de produção, que Tânia Helou e Edênio de Paula confeccionam as jóias da Filigrana do Cerrado.
     O nome Filigrana faz alusão à pratica da ourivesaria que consiste em entrelaçar e soldar delicados fios de ouro e prata. Do Cerrado brasileiro vem a inspiração e a matéria prima das confecções, pois, neste caso, é a natureza quem faz os inúmeros fios entrelaçados presentes nas jóias. São folhas secas, sementes e flores que se transformam, após passarem por uma técnica conhecida como galvanoplastia, em brincos, colares e pingentes folhados a ouro 18k e ouro branco (platina).
     Desde a etapa de coleta do material até o fim do processo, a responsabilidade ambiental está presente. A empresa possui também uma estrutura de tratamento de água, que retira os metais e produtos químicos poluentes, antes de descartá-la no sistema de esgoto. Consciência de que a matéria prima é a natureza, e a ela se deve preservar.
     Tânia e Edênio iniciaram a carreira como artesãos. Hoje, micro-empresários, administram uma empresa em constante crescimento. De uma idéia que começou na varanda do apartamento do casal, onde só era possível produzir uma peça de cada vez, somando 100 peças mensais, hoje a empresa produz cerca de 800 peças por mês, devido a financiamentos obtidos, investidos diretamente na modernização da Filigrana do Cerrado.
CLS 314 - Bloco C - Loja 12 - Asa Sul
CEP: 70.383-530 - Brasília - DF
Fone: (61) 3201.9564 / (61) 8139.1681
atendimento@filigranadocerrado.com.br